Pular para o conteúdo principal

Brasil importado


_ Todos sabemos que vieram muitas culturas junto com os vários tipos de imigrantes para o Brasil. Nossa cultura é sim uma mistura da de muitos. Não existe uma cultura pura, maior exemplo que o nosso pode, talvez, não existir. Mas estamos, cada vez mais, assumindo posturas que não são nossas. Na internet, no cotidiano, na fala, na alimentação. Fico imaginando, se assumíssemos de vez a postura do hamburger (por que não existe uma nome brasileiro pra isso? ), se deixássemos de comer a comida saudável para comer hamburger... Sempre comemos no self-service, drive-thru... Fast food (por que não comida rápida?)... 
__O problema é que já instalado entre os jovens, é dificil retirar da cultura. Não estou questinando apenas o nome, mas sim os hábitos e, "inclusive, alguns gestos(...) o gesto obsceno brasileiro, que consiste em arredondar o polegar e o indicador, está sendo substituído por seu parente norte-americano, o dedo médio apontado em riste. Mais que isso, toda uma substituição de formas culturais ocorre sem a percebermos. A tecnologia prevalece sobre o conteúdo, assim como (na dramaturgia televisiva) os efeitos especiais ameaçam ganhar do jogo do ator, as imagens (no telejornalismo) roubam espaço das análises, e por aí vai". Até a pessoa que vos escreve tem alguns desses hábitos.
__É claro que, a partir do momento que várias culturas imigraram para cá, não deixaríamos de absorver algo para nós, mas modificar certos hábitos, odiar a cultura brasileira que é tão rica  para exaltar a deles, é um pouco demais. Todavia, não há como obrigar qualquer que seja a pessoa a gostar de qualquer que seja a cultura. Nossa cultura é, simplesmente, importada, assim como, o Brasil.

Comentários

Murilo disse…
Concordo em gênero, nº e grau. Até conhecer outros países dependendo do estado q vc vai, dá.
Sergio Cabral disse…
Verdade.. somos uma mistura de tudo um pouco. África, Europa, Ásia.. nada é nosso mesmo..

acho que essa mistura é o que nos fazem únicos.. vai entender...

Se bem, que por mais que tenhamos um pouco de cada, não existe lugar melhor que o nosso país.. mesmo com todos os problemas, somos pessoas felizes.

Lembra aquela frase??

"(...)País tropical 'abençoado por Deus' e bonito por natureza..."?

Pois é.. é realidade...

É uma pena que somos mal administrados. MAS, nem tudo é perfeito.
Anônimo disse…
Nossa cultura original é Tupi-guarani, mas existe uma mistureba sim.
Corromperam nossos belos índios OMG!
Qual povo além do nosso arruma sempre um jeito sacana de resolver as coisas?
Temos personalidade apesar de tudo...rs
A grama do vizinho é sempre mais verde...
Não sou patriota, mas gosto de morar no Brasil.
Podes crer, manow, é nós!
Anônimo disse…
Se eu pudesse comentar algum probelma real do país, eu diria qe somos pouco nacionalistas . O povo brasileiro de uma forma geral não tem patriotismo. Se voce chega nos EUA e o hino nacional começa a tocar , as pessoas imediatamente param e colocam a mão no coração , em forma de respeito e reverência a pátria.. aqui voce pode encontrar no máximo , uma cantora que(em público) fez vergonha ao tentar cantar o hino nacional brasileiro. Temos uma cultura linda espalhada pelo país, somos ricos quanto a isso . Grande diversidade de raça , sotaques , costumes e religiões . Espero ainda ver nosso país sendo exaltado por isso.
Ella ABp disse…
Nossa, realmente tudo o que vocês disseram é verdade, má adm. é um problema... E eu nao vejo pq tem tanta gente querendo ir pra os EUA, as pessoas nao sabem como aquele povo trata os brasileiros... Lá fora, os brasileiros sao ridicularizados até mesmo por arrumar sempre um jeito sacana de resolver as coisas, nao levar mt as coisas a serio. Realmente, essa atitude é questionável, às vezes boa, às vezes ruim: às vezes é necessário um pouco mais de seriedade, mas nem sempre é bom levar tudo a sério (os políticos, é claro, sempre seguem esse exemplo).
Lembro de um caso q minha prof. de port. contou q uma amiga dela foi junto com os dois filhos à Europa, um casal qnd percebeu que ela era brasileira pediu para que ela cantasse o Hino Nacional pq era um Hino lindíssimo, então ela disse:
" Não, se me permitem, os meus filhos vão cantar!" E aquelas crianças começaram a cantar o Hino para aquele casal que ficou maravilhado!
No colégio quando eu estava no fundamental, sempre cantávamos o Hino Nacional, na maioria das vezes era preciso que o inspetor lembrasse aos alunos que deveriam ter orgulho, vc poderia botar as mãos para trás ou botar a mão no peito. Não preciso dizer que a maioria ficava de braços pra trás. E é realmente um orgulho ter uma cantora como a Vanusa entoando o Hino Nacional...NO CHUVEIRO!!!
Anônimo disse…
Uma agonia que eu estava causando em mim mesma! O.O
Anônimo disse…
Acho inviável exaltar o patriotismo desenfreado americano, uma vez que na hora de ajuda seu semelhante, os "patriotas" não dão a mínima. (sem generalização)
hamburger = sanduíche
performance = desempenho
uahsuahsuahs! XP
Ella ABp disse…
"Banana" nao tem jeito, mas pq a gente tem que falar do jeito deles, se eles simplesmente nos desprezam?
E o modo como a gente recebe qlqr um de braços abertos, qnd eles nos tratam como lixo, só vêm para o Brasil pra dar em cima das mulheres...
O "pessoal" só aceita pq eles ajudam no turismo e têm dim-dim! ¬¬"
Anônimo disse…
Stelinha, descupa a demora.
Me manda seu msn que eu te passo o site... musica é só pra nós , elite . hahaha

beijos ;*

Postagens mais visitadas deste blog

A pessoa mais importante da minha vida

  Hoje eu quero compartilhar com você uma reflexão que surgiu na minha mente após ouvir uma amiga dizer: - ai, mas eu tenho preguiça de cozinhar para mim, só para mim, só eu que como peixe. Também já ouvi outras mulheres dizerem:  - eu moro sozinha, tenho preguiça de fazer comida só para mim. Aí acabo sempre comendo alguma besteira. Quando a minha amiga disse essas palavras, eu respondi: - quando você sentir isso de que você não quer fazer algo porque é só pra você , pensa que você está cozinhando para a pessoa mais importante da sua vida: você. Desde já quero dizer que eu TE ENTENDO, estamos cansadas, sobrecarregadas, mas quero chamar a atenção para uma lógica ruim que há nesse "só pra mim", afinal, sem você, você não vive. Muitas mulheres deixam de fazer coisas porque é “só para elas”. Note a falta de valor que você atribui a si mesma quando diz algo como “ é só pra mim ”. Quando você pensar em se cuidar e tiver preguiça, pense: Eu estou cuidando da pessoa mais im...

Respondendo à Stella do passado sobre crescer

Hoje, dia 16 de maio de 2024 estava relendo posts da minha adolescência e, sinceramente, após muita vergonha alheia - nada alheia neste caso - resolvi apagar vários posts comprometedores, incluindo aqueles em que eu escrevia "krak", "ew", "pexual". É vergonha que não acaba. Mas também ri sozinha de mim tão enamoradiza. Blog este que tenho desde os 12 anos de idade. Tive diários físicos, mas esta interface me "viu crescer".    Falando em crescer, em 4 de maio de 2009, escrevi um post intitulado assim. E o retomo aqui:    Hoje de manhã cedo(leia MUITO CEDO = 5:30 am), antes de ir para a escola( exatamente no momento em que eu me recusava a me levantar quando o despertador tocou e eu tive que sair de debaixo das minhas cobertas quentinhas), eu estava pensando em como deve ser dificil realmente se tornar um adulto...   Tantos jovens anseiam a maior idade e para quê? Para ter mais liberdade, o que não é nem metade da RESPONSABILIDADE que você precisa ...

Enlouquecer!?

Louca. Desvairada. É assim que estou. Caramba, totalmente fora do controle. Você me deixou desse jeito. Não sei mais o que fazer: pirar de vez ou tentar controlar?