Pular para o conteúdo principal

A pessoa mais importante da minha vida

 Hoje eu quero compartilhar com você uma reflexão que surgiu na minha mente após ouvir uma amiga dizer: - ai, mas eu tenho preguiça de cozinhar para mim, só para mim, só eu que como peixe.

Também já ouvi outras mulheres dizerem:  - eu moro sozinha, tenho preguiça de fazer comida só para mim. Aí acabo sempre comendo alguma besteira.

Quando a minha amiga disse essas palavras, eu respondi: - quando você sentir isso de que você não quer fazer algo porque é só pra você, pensa que você está cozinhando para a pessoa mais importante da sua vida: você.

Desde já quero dizer que eu TE ENTENDO, estamos cansadas, sobrecarregadas, mas quero chamar a atenção para uma lógica ruim que há nesse "só pra mim", afinal, sem você, você não vive.


Muitas mulheres deixam de fazer coisas porque é “só para elas”. Note a falta de valor que você atribui a si mesma quando diz algo como “é só pra mim”.

Quando você pensar em se cuidar e tiver preguiça, pense: Eu estou cuidando da pessoa mais importante da minha vida. Sem eu, ou melhor, sem mim, eu não vivo.

Pense sobre isso a cada dia, a cada momento que você sentir vontade de não fazer algo - que deveria ser importante - para si mesma.

Quando você procrastina para ir para a academia se exercitar, a vida de quem você está procrastinando? Quando você faz algo mesmo sabendo que aquilo te prejudicará, a quem você está prejudicando? Ou ao contrário, coisas que você gostaria de fazer e não faz: quando você sentir que precisa de momentos de lazer, ou quiser dedicar um tempo para si mesma, de descanso, de meditação… Por que você não faz?

Toda vez que você pensar em não fazer algo para si mesma, algo que você sabe aí no fundo que é importante, pense: eu preciso fazer isso para a pessoa mais importante da minha vida e eu não posso perder a minha vida. Eu não posso deixar de cuidar de mim porque, se eu não me amar, os outros também não o farão.

Cada pessoa está preocupada consigo mesma, com seu mundo. O outro está muito preocupado em amar a si próprio e seus objetivos, seus ideais.

Enquanto a gente não entender que a nossa vida vale, principalmente nós mulheres que nos doamos tanto para os outros; enquanto não entendermos que nós somos importantes também, não poderemos amar de verdade o outro.

A Bíblia diz, em Levítivo 19:18: Amai o próximo como a ti mesmo.

 

Como eu posso amar verdadeiramente ao próximo se eu não me amo, se eu não me cuido? Nós mulheres sabemos que amar é cuidado. Mas que amor você está dedicando para si mesma? Você se ama? Então demonstre.

E demonstrar esse amor para você mesma é se doar para si, no mínimo, de igual forma como você se doa para o outro.

Porque a comida precisa ser tão especial para o outro, mas você pode comer qualquer coisa? Quantas esposas, mães dão a melhor parte para os seus maridos, para os seus filhos? Dão a melhor parte da comida e elas ficam com aquele pedacinho da carne que queimou. Dão a melhor parte de suas vidas, se dedicam verdadeiramente, mas quando é para elas, para nós, nos damos tão pouco... Reflitamos sobre isso.

Quantas vezes você já fez isso?

O quanto você tem se amado?

Entenda o seu valor. Você precisa se cuidar por e para si.

Você precisa cozinhar bem para você mesma melhor ainda do que você faz para os outros. Está com vontade de comer algo especial, mas está sozinha? Faça! Não quer fazer, peça! Por você. Vá ao salão, se dê uma massagem de presente, tire um momento para sair acompanhada de si mesma. Sente que precisa, mas está desanimada de se cuidar, lembre-se e repita para si mesma:

Eu sou a pessoa mais importante da minha vida. Sem mim eu não vivo e nada do que eu fizer vai ter valor se a minha vida se perder nesse processo, se o meu desejo de viver, se o meu amor-próprio não existir. Se eu não me amar, não consigo amar verdadeiramente o próximo.

Não falo de um amor egoísta, de abandonar a todos ou a sua família para só pensar em si. Falo de um amor altruísta que entende que é preciso também se amar e se cuidar.

Valorize-se e pense: eu estou fazendo isso para mim, a pessoa mais importante da minha vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Respondendo à Stella do passado sobre crescer

Hoje, dia 16 de maio de 2024 estava relendo posts da minha adolescência e, sinceramente, após muita vergonha alheia - nada alheia neste caso - resolvi apagar vários posts comprometedores, incluindo aqueles em que eu escrevia "krak", "ew", "pexual". É vergonha que não acaba. Mas também ri sozinha de mim tão enamoradiza. Blog este que tenho desde os 12 anos de idade. Tive diários físicos, mas esta interface me "viu crescer".    Falando em crescer, em 4 de maio de 2009, escrevi um post intitulado assim. E o retomo aqui:    Hoje de manhã cedo(leia MUITO CEDO = 5:30 am), antes de ir para a escola( exatamente no momento em que eu me recusava a me levantar quando o despertador tocou e eu tive que sair de debaixo das minhas cobertas quentinhas), eu estava pensando em como deve ser dificil realmente se tornar um adulto...   Tantos jovens anseiam a maior idade e para quê? Para ter mais liberdade, o que não é nem metade da RESPONSABILIDADE que você precisa ...

Enlouquecer!?

Louca. Desvairada. É assim que estou. Caramba, totalmente fora do controle. Você me deixou desse jeito. Não sei mais o que fazer: pirar de vez ou tentar controlar?