Pular para o conteúdo principal

CTRL C + CTRL V

Bela adormecida
Conheça os benefícios que uma boa noite de sono faz à sua pele.
Por Ligia Kogos • 24/09/2009

Não há quem não perceba que uma noite sem dormir ou com poucas horas de sono provoca significativos prejuízos em nossa aparência no dia seguinte. Rosto pálido, abatido, olheiras fundas e roxas, poros dilatados em uma pele em que a maquiagem não se fixa bem.

Muitas mulheres aparecem com os olhinhos pequenos, cercados por bolsas inchadas e pálpebras caídas, que dão um ar meio devasso, de quem passou a noite sabe-se lá onde. Erupções de espinhas surgem nas mais jovens, acrescidas de incômoda oleosidade. Peles mais maduras ou sensíveis podem ficar com certo ardor no rosto e a sensação de intenso ressecamento.

Quando não dormimos bem, deixamos de eliminar toxinas produzidas no nosso metabolismo diário. Além disso, a falta de repouso faz que o nosso corpo ordene a secreção de hormônios corticosteróides como o ACTH, que tem efeitos colaterais visíveis, decorrentes do aumento do metabolismo de certas glândulas. O ACTH aumenta a produção de óleo em nossas glândulas sebáceas, determina retenção de líquidos por todo o corpo e estimula o consumo de fibras colágenas da pele.

Antes de sair de casa, lave o rosto com água quente para dilatar os vaso e promover um fluxo de nutrientes e oxigênio

Os primeiros efeitos visíveis são pele sensível e meio gordurosa, o rosto caído (o consumo rápido do colágeno faz perder a firmeza e o grau de hidratação dos tecidos cutâneos), inchaço nas pálpebras e celulite (retenção de líquido no tecido gorduroso). As olheiras também surgem logo. Como a pele produz menos colágeno, fica mais transparente para os vasos que correm no fundo, além do sangue estar mais escuro pela menor oxigenação e pela presença de toxinas.

Sem contar que a falta de sono dá mais fome e vontade de comer doces e dificulta a queima de gordura. Um convite à obesidade.

Para recuperar a pele "cansada", os mais potentes cremes são feitos de vitamina C - que ajuda a eliminar radicais livres e toxinas - e ácidos bem suaves, como glicólico e mix de ácidos de frutas.

Antes de sair de casa, lave o rosto com água quente para dilatar os vaso e promover um fluxo de nutrientes e oxigênio. A pele ficar mais rosada e com menos aspecto de abatida. Em seguida, aplique hidratante leve, de preferência com tensores como liftline e tensine, que dão o efeito "Cinderella" de descanso. Por cima, aplique a maquilagem e fixe com pó solto para fazê-la durar mais.

Tome um café da manhã saudável com frutas, queijos e pão integral. Procure voltar cedo à noite, para descansar...

Ligia Kogos é dermatologista, formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia.
Texto extraído do site bolsademulher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pessoa mais importante da minha vida

  Hoje eu quero compartilhar com você uma reflexão que surgiu na minha mente após ouvir uma amiga dizer: - ai, mas eu tenho preguiça de cozinhar para mim, só para mim, só eu que como peixe. Também já ouvi outras mulheres dizerem:  - eu moro sozinha, tenho preguiça de fazer comida só para mim. Aí acabo sempre comendo alguma besteira. Quando a minha amiga disse essas palavras, eu respondi: - quando você sentir isso de que você não quer fazer algo porque é só pra você , pensa que você está cozinhando para a pessoa mais importante da sua vida: você. Desde já quero dizer que eu TE ENTENDO, estamos cansadas, sobrecarregadas, mas quero chamar a atenção para uma lógica ruim que há nesse "só pra mim", afinal, sem você, você não vive. Muitas mulheres deixam de fazer coisas porque é “só para elas”. Note a falta de valor que você atribui a si mesma quando diz algo como “ é só pra mim ”. Quando você pensar em se cuidar e tiver preguiça, pense: Eu estou cuidando da pessoa mais im...

Respondendo à Stella do passado sobre crescer

Hoje, dia 16 de maio de 2024 estava relendo posts da minha adolescência e, sinceramente, após muita vergonha alheia - nada alheia neste caso - resolvi apagar vários posts comprometedores, incluindo aqueles em que eu escrevia "krak", "ew", "pexual". É vergonha que não acaba. Mas também ri sozinha de mim tão enamoradiza. Blog este que tenho desde os 12 anos de idade. Tive diários físicos, mas esta interface me "viu crescer".    Falando em crescer, em 4 de maio de 2009, escrevi um post intitulado assim. E o retomo aqui:    Hoje de manhã cedo(leia MUITO CEDO = 5:30 am), antes de ir para a escola( exatamente no momento em que eu me recusava a me levantar quando o despertador tocou e eu tive que sair de debaixo das minhas cobertas quentinhas), eu estava pensando em como deve ser dificil realmente se tornar um adulto...   Tantos jovens anseiam a maior idade e para quê? Para ter mais liberdade, o que não é nem metade da RESPONSABILIDADE que você precisa ...

Enlouquecer!?

Louca. Desvairada. É assim que estou. Caramba, totalmente fora do controle. Você me deixou desse jeito. Não sei mais o que fazer: pirar de vez ou tentar controlar?