Pular para o conteúdo principal

CTRL C + CTRL V

Bela adormecida
Conheça os benefícios que uma boa noite de sono faz à sua pele.
Por Ligia Kogos • 24/09/2009

Não há quem não perceba que uma noite sem dormir ou com poucas horas de sono provoca significativos prejuízos em nossa aparência no dia seguinte. Rosto pálido, abatido, olheiras fundas e roxas, poros dilatados em uma pele em que a maquiagem não se fixa bem.

Muitas mulheres aparecem com os olhinhos pequenos, cercados por bolsas inchadas e pálpebras caídas, que dão um ar meio devasso, de quem passou a noite sabe-se lá onde. Erupções de espinhas surgem nas mais jovens, acrescidas de incômoda oleosidade. Peles mais maduras ou sensíveis podem ficar com certo ardor no rosto e a sensação de intenso ressecamento.

Quando não dormimos bem, deixamos de eliminar toxinas produzidas no nosso metabolismo diário. Além disso, a falta de repouso faz que o nosso corpo ordene a secreção de hormônios corticosteróides como o ACTH, que tem efeitos colaterais visíveis, decorrentes do aumento do metabolismo de certas glândulas. O ACTH aumenta a produção de óleo em nossas glândulas sebáceas, determina retenção de líquidos por todo o corpo e estimula o consumo de fibras colágenas da pele.

Antes de sair de casa, lave o rosto com água quente para dilatar os vaso e promover um fluxo de nutrientes e oxigênio

Os primeiros efeitos visíveis são pele sensível e meio gordurosa, o rosto caído (o consumo rápido do colágeno faz perder a firmeza e o grau de hidratação dos tecidos cutâneos), inchaço nas pálpebras e celulite (retenção de líquido no tecido gorduroso). As olheiras também surgem logo. Como a pele produz menos colágeno, fica mais transparente para os vasos que correm no fundo, além do sangue estar mais escuro pela menor oxigenação e pela presença de toxinas.

Sem contar que a falta de sono dá mais fome e vontade de comer doces e dificulta a queima de gordura. Um convite à obesidade.

Para recuperar a pele "cansada", os mais potentes cremes são feitos de vitamina C - que ajuda a eliminar radicais livres e toxinas - e ácidos bem suaves, como glicólico e mix de ácidos de frutas.

Antes de sair de casa, lave o rosto com água quente para dilatar os vaso e promover um fluxo de nutrientes e oxigênio. A pele ficar mais rosada e com menos aspecto de abatida. Em seguida, aplique hidratante leve, de preferência com tensores como liftline e tensine, que dão o efeito "Cinderella" de descanso. Por cima, aplique a maquilagem e fixe com pó solto para fazê-la durar mais.

Tome um café da manhã saudável com frutas, queijos e pão integral. Procure voltar cedo à noite, para descansar...

Ligia Kogos é dermatologista, formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia.
Texto extraído do site bolsademulher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Situações contrangedoras no ônibus

Texto de 2012 (editado). Permanece atual.  Não preciso dizer sobre o uso de celulares com som alto de funk; metal pesado, gospel; sertanejo universitário..., porque disso todo mundo já sabe, então vamos ao que interessa. Situação número: #1: ficar de bundinha com alguém Aquela situação em que não há mais espaço e fica roçando bundinha com a pessoa atrás de você, se é com homem, ainda fica pensando se o cara está analisando a textura, maciez da sua bunda através da dele... #2: ser a "escolhida" Quando o ônibus está cheio, você está de bundinha com uma outra mulher e um cara precisa passar, aí surge a situação "roçar em quem", em que você torce para não ser a "escolhida", mas deseja que ele também não sarre na outra mulher porque ninguém merece isso.  #3: situação Órgão sexual/ sovaco versus face Você está sentado (a) e de repente o cara para ao lado do seu banco e bota o bimbo na sua cara ou levanta aquele sovacão hiper ultra mega cati...

Um dia, Senhora...

Um dia, Senhora, tu ainda me perderás de vista. Um dia, estarei livre deste cárcere, no qual tu prendes sempre a mim. Já está quase na hora, Senhora. Está quase na hora de eu sair, e tu terás que me libertar. Querendo ou não. Tic tac. Uma hora, a escolha será minha. E terás que confiar. Escreva isso. Tu sabes que tenho razão, apesar de não admitires. Tu o sabes. E então, enfim... Liberdade! Em homenagem a ti, Senhora, pus esta música no meu blog: " Fuck you Fuck you very very much" ( Lily Allen )

A história de uma patinha feia

ou dois patinhos ou três ou quatro ou...  Enfim... Era uma vez  uma patinha que teve uma infância conturbada porque era feia, os outros cassoavam dela. Porém ela está se tornando bela aos poucos e se sente bem consigo, apesar de diversas vezes se olhar no espelho e se sentir feia, estranha, como qualquer pessoa, e principalmente por carregar alguns complexos.  Hoje mais bela, mais segura de si e com alguns complexos, também, deixados no passado, a patinha conheceu outra patinha, que carrega o mesmo problema que ela carregara durante anos. E ela reflete, por que os outros patinhos cismam em cassoar?  Porque os patinhos - sim! Os mesmos que cassoam - são totalmente inseguros, vivem praticando exercícios, engana-se quem pensa que é pra a saúde, ela sabe bem que o que eles não suportariam é ser humilhados do mesmo modo como eles humilham os outros. Estes que por um azar ou por uma prova nascem assim, talvez para se descobrirem. Há nessa árdua jornada de descoberta, mui...