Pular para o conteúdo principal

Socialismo ideal

 
__Quando menor, eu achava que socialismo era modelo econômico ideal. Saúde e educação para todos, uma sociedade igualitária, na qual as pessoas não pensassem só no dinheiro. Pode-se perceber que a minha, era uma visão extremamente idealizada a respeito desse modelo, assim como, a visão dos socialistas utópicos do século XVIII que imaginaram a sociedade ideal: saúde e ensino para todos, direitos iguais
para homens e mulheres, o fim da propriedade privada, da moeda e do lucro. Exatamente do modo como eu imaginava. Mas as coisas não eram bem assim.

"Desvio de Rota
__Apesar das conquistas sociais (como educação e saúde gratuita para todos) e do desenvolvimento econômico obtido, o socialismo não atendeu às expectativas da população. O único partido político legal era o Partido Comunista, e não havia permissão para divergências. O turismo e as migrações eram rigorosamente controlados pelo Estado; não haviam liberdade de expressão e de imprensa.
__Em torno do Estado criou-se uma enorme e poderosa classe de burocratas que desfrutavam de privilégios e benefícios, denominada Nomenklatura pelos críticos do socialismo. Administravam a economia nacional segundo seus próprios interesses, a fim de manter os privilégios conquistados. Uma das formas cotidianas de corrupção da Nomencklatura era o livre acesso a bens de consumo racionados, contrariando o propósito de igualdade social.
__Ao descontentamento da população somou-se o declínio econômico posterior à Segundo Guerra Mundial, pois todos os esforços haviam sido contratados na Indústria Bélica. O país se mostrou incapaz de manter o ritmo de modernização, e os planos qüinqüenais começaram a ter o efeito de uma camisa-de-força para economia. A quantidade e a qualidade dos bens produzidos eram predeterminadas pelos dirigentes do Partido Comunista, e não havia mecanismos e inovação para modificar esses fatores de acordo com as novas necessidades da população. Na década de 70, mais de 25% dos alimentos consumidos no país eram importados, devido à baixa eficiência da agricultura.
"

__No Brasil, ainda é pregado o socialismo, porque as pessoas(o povo), na verdade, não sabem(não sabe) o que é. As pessoas não procuram ver o resultado do socialismo onde o mesmo é aplicado, como no caso de Cuba. E mesmo as pessoas que pregam o socialismo, como as do PT, dão valor extremo ao capitalismo, importando-se com seu extrato bancário. A ideia que eles passam para o povo é que o socialismo é apenas a eliminação da desigualdade social, cujo objetivo não é o lucro, mas o bem-estar de toda a
sociedade, garantindo a toda a população o direito à saúde, educação e trabalho.
_No papel, essas palavras são muito bonitas e aceitáveis, qual o povo que não quer esses benefícios? Mas a verdade é que o socialismo acaba se tornando uma verdadeira ditadura.
 __Para terminar, me digam, o que um líder e "assinante assíduo" do socialismo que se mostra totalmente contra o capitalismo, faz com um casaco da Nike, um verdadeiro símbolo do capitalismo (afinal, quem não conhece a Nike?) ?

Comentários

Ella ABp disse…
Caraca, tão idiotinha...
Falta de leitura me fez dizer e criticar da mesma forma como os capitalistas atacam o socialismo.
Como fugir do capitalismo, vivendo nesse sistema?

Postagens mais visitadas deste blog

Situações contrangedoras no ônibus

Texto de 2012 (editado). Permanece atual.  Não preciso dizer sobre o uso de celulares com som alto de funk; metal pesado, gospel; sertanejo universitário..., porque disso todo mundo já sabe, então vamos ao que interessa. Situação número: #1: ficar de bundinha com alguém Aquela situação em que não há mais espaço e fica roçando bundinha com a pessoa atrás de você, se é com homem, ainda fica pensando se o cara está analisando a textura, maciez da sua bunda através da dele... #2: ser a "escolhida" Quando o ônibus está cheio, você está de bundinha com uma outra mulher e um cara precisa passar, aí surge a situação "roçar em quem", em que você torce para não ser a "escolhida", mas deseja que ele também não sarre na outra mulher porque ninguém merece isso.  #3: situação Órgão sexual/ sovaco versus face Você está sentado (a) e de repente o cara para ao lado do seu banco e bota o bimbo na sua cara ou levanta aquele sovacão hiper ultra mega cati...

Um dia, Senhora...

Um dia, Senhora, tu ainda me perderás de vista. Um dia, estarei livre deste cárcere, no qual tu prendes sempre a mim. Já está quase na hora, Senhora. Está quase na hora de eu sair, e tu terás que me libertar. Querendo ou não. Tic tac. Uma hora, a escolha será minha. E terás que confiar. Escreva isso. Tu sabes que tenho razão, apesar de não admitires. Tu o sabes. E então, enfim... Liberdade! Em homenagem a ti, Senhora, pus esta música no meu blog: " Fuck you Fuck you very very much" ( Lily Allen )

Ontem + Hoje até que o dia melhorou!

  Ta, tudo bem que eu tento não ouvir essas músicas deprimentes, *risos* já que elas não ajudam em nada... Mas a essa eu não resisti: " E cada vez que eu fujo, eu me aproximo mais E te perder de vista assim é ruim demais E é por isso que atravesso o teu futuro E faço das lembranças um lugar seguro... Não é que eu queira reviver nenhum passado Nem revirar um sentimento revirado Mas toda vez que eu procuro uma saída Acabo entrando sem querer na tua vida" [Quem de nós dois- Ana Carolina]   Mas para aliviar a nostalgia do momento, "Dias de sol" :   "Dias de sol, só com você Com direito a horas a mais E rimas iguais como eu e você.. ." Minhas postagens estão "interessantes" demais... Nada de especial acontecendo na minha vida, então termino por aqui... xD -------- Mas hoje (dia 17/09/09) estou alterando essa postagem aqui mesmo... Estava eu no carro indo pro colégio, quando comecei a ouvir as musiquinhas do meu celular... E uma acabou...