Pular para o conteúdo principal

Chegar a ser - Sobre mudanças

Há algum tempo estava perdida: de mim, do mundo, de minhas convicções. Estava insosa, disgostosa e vivendo no automático. Sofri até me libertar. Quebrei as correntes que me prendiam, fiz novos laços, mas não percebi que minhas cadeias ainda estavam ali profundamente enraizadas. Abaixo da superfície. 

O sofrimento regressou. Vivo em altos e baixos. Tento curar as feridas cuja culpa atribuía a outros, quando, na realidade, eram todas minhas, feitas por mim em um ato de autoflagelação. 

Dizem que o tempo tudo cura: queria a cura para ontem, mas a cura vem aos poucos. Para sarar, para sanar, é preciso coragem. Coragem para enfrentar os monstros que rondam o pensamento e o nublam, fantasmas que me fazem regressar ao passado. Sou minhas histórias, sou o que já construi, sou o que ainda serei. E quem sabe o que o futuro reserva? Este que nem existe na realidade, mas que é uma soma de presentes. O futuro é uma ilusão: são planos, desejos, hipóteses, tudo virtual. O presente é o real. 

É preciso lutar no presente: mudar aos poucos, passo a passo, cara a cara consigo mesma, para criar um novo futuro, novas possibilidades de ser quem quero ser: menos controladora, menos aflita, menos triste ou ansiosa. Mais alegre com quem posso chegar a ser ao reescrever minha história. Abrir o peito à força na procura de ser, enfim, como diz Milton Nascimento, caçadora de mim. 

"Longe se vai sonhando demais. Mas onde se chega assim? Vou descobrir o que me faz sentir - eu, caçador[a] de mim" (Caçador de mim, Milton Nascimento)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A pessoa mais importante da minha vida

  Hoje eu quero compartilhar com você uma reflexão que surgiu na minha mente após ouvir uma amiga dizer: - ai, mas eu tenho preguiça de cozinhar para mim, só para mim, só eu que como peixe. Também já ouvi outras mulheres dizerem:  - eu moro sozinha, tenho preguiça de fazer comida só para mim. Aí acabo sempre comendo alguma besteira. Quando a minha amiga disse essas palavras, eu respondi: - quando você sentir isso de que você não quer fazer algo porque é só pra você , pensa que você está cozinhando para a pessoa mais importante da sua vida: você. Desde já quero dizer que eu TE ENTENDO, estamos cansadas, sobrecarregadas, mas quero chamar a atenção para uma lógica ruim que há nesse "só pra mim", afinal, sem você, você não vive. Muitas mulheres deixam de fazer coisas porque é “só para elas”. Note a falta de valor que você atribui a si mesma quando diz algo como “ é só pra mim ”. Quando você pensar em se cuidar e tiver preguiça, pense: Eu estou cuidando da pessoa mais im...

Respondendo à Stella do passado sobre crescer

Hoje, dia 16 de maio de 2024 estava relendo posts da minha adolescência e, sinceramente, após muita vergonha alheia - nada alheia neste caso - resolvi apagar vários posts comprometedores, incluindo aqueles em que eu escrevia "krak", "ew", "pexual". É vergonha que não acaba. Mas também ri sozinha de mim tão enamoradiza. Blog este que tenho desde os 12 anos de idade. Tive diários físicos, mas esta interface me "viu crescer".    Falando em crescer, em 4 de maio de 2009, escrevi um post intitulado assim. E o retomo aqui:    Hoje de manhã cedo(leia MUITO CEDO = 5:30 am), antes de ir para a escola( exatamente no momento em que eu me recusava a me levantar quando o despertador tocou e eu tive que sair de debaixo das minhas cobertas quentinhas), eu estava pensando em como deve ser dificil realmente se tornar um adulto...   Tantos jovens anseiam a maior idade e para quê? Para ter mais liberdade, o que não é nem metade da RESPONSABILIDADE que você precisa ...

Enlouquecer!?

Louca. Desvairada. É assim que estou. Caramba, totalmente fora do controle. Você me deixou desse jeito. Não sei mais o que fazer: pirar de vez ou tentar controlar?